Central de informações

– Mantenha as torneiras fechadas. Uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
– Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.
– Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas.
– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira.
– Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d’água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.

Dicas para identificar vazamentos de água
1. Mantenha aberto o registro do quadro onde está instalado o hidrômetro.
2. Feche bem todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários.
3. Observe se a caixa d’água está cheia. Se não estiver, tranque a vareta da bóia para interromper a vazão da água. A caixa de descarga do vaso sanitário deverá estar cheia. 4. Se o seu hidrômetro tiver ponteiro, anote a posição que ele está marcando. Caso contrário, anote o último algarismo vermelho e espere algum tempo.
5. Após este tempo, verifique se o ponteiro ou o último algarismo vermelho se movimentaram.
6. Se o ponteiro ou o último algarismo se mexeram, então existe vazamento.

Vazamento na válvula ou na caixa de descarga
– Para detectar, jogue cinza no vaso sanitário, em frente ao sifão. Se não houver vazamento, a cinza ficará depositada, imóvel, no fundo do vaso. Caso a cinza se movimente ou escorra no fundo do vaso, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
– Se os testes indicarem vazamento não aparente nas instalações e se a conta d’água do mês registrar consumo 30% superior à média dos três últimos meses, dirija-se a um posto de atendimento do SEMAE Serviço Municipal de Água e Esgoto para solicitar a revisão da conta.
– Ocorrendo fuga d’água nas instalações internas, caberá ao usuário providenciar o conserto imediato da mesma. Assim, você evita que o vazamento aumente e que a próxima conta d’água aponte excesso de consumo.

Lembre-se: 

Os departamentos de água e esgoto de cada cidade são responsáveis pelo ramal predial até o hidrômetro. Do hidrômetro para dentro do terreno ou do prédio, a responsabilidade é do usuário.

Para o registro de imóveis, os cartórios realizam os serviços de:
– Matrícula: reproduz individualidade ao imóvel e sua identificação, além do registro e averbação;
– Registro: escritura a propriedade do imóvel e os direitos reais de uso;
– Averbação: declara alterações na matrícula ou registro.

1º Cartório de Registro de Imóveis de Piracicaba 
Av. Limeira, 222 5º andar
Vila Rezende – Piracicaba – SP
Telefone: +55 (19) 3413-5959

2º Registro de Imóveis e Anexos de Piracicaba 
Rua Voluntários de Piracicaba, 640
Centro – Piracicaba – SP
Telefone: +55 (19) 3447-3500

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
– Não jogue nenhum objeto nos vasos sanitários e ralos que possa causar entupimento, tais como: absorventes higiênicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, fio dental, etc.
– Nunca jogue gordura ou resíduos sólidos nos ralos das pias e dos lavatórios. Jogue-os diretamente no lixo.
– Não deixe de usar a grelha de proteção que acompanha a cuba de inox das pias de cozinha.
– Nunca suba ou se apoie nas louças e bancadas, pois podem se soltar e quebrar, causando ferimentos graves.
– Nas máquinas de lavar e tanque, deve-se dar preferência ao uso de sabão biodegradável, para evitar retorno de espuma.
– Banheiros, cozinhas e áreas de serviço sem utilização por longos períodos podem ocasionar mau cheiro, em função da ausência de água nos ralos e sifões. Para eliminar este problema, basta adicionar uma pequena quantidade de óleo de cozinha para a formação de uma película, evitando-se assim a evaporação.
– Não aperte em demasia os registros, torneiras ou misturadores ao fechá-los.
– Não atarraxe registros, torneiras ou misturadores com excesso de força, pois pode danificar a saída da tubulação, provocando vazamentos.
– Não permita sobrecarga de louças sobre a bancada.
– Não retire elementos de apoio (mão-francesa, coluna do tanque, etc.), pois isso pode ocasionar quebra ou queda da peça ou bancada.
– Mantenha vedado o ponto de esgotamento de água da máquina de lavar na parede, usando acessórios próprios.
– O sistema de aviso e ladrão de transbordamento de água de reservatório não deve ter suas tubulações obstruídas.
– Limpe os metais sanitários, ralos das pias e lavatórios, louças e cubas de aço inox em pias, com água e sabão neutro e pano macio, nunca com esponja ou palha de aço e produtos abrasivos.
– Limpe periodicamente os ralos e sifões das louças, tanques e pias do seu imóvel, retirando todo e qualquer material causador de entupimento (piaçava, panos, fósforos, cabelos, etc.) e jogando água a fim de se manter o fecho hídrico nos ralos sifonados, evitando assim o mau cheiro proveniente da rede de esgoto.
– Limpe periodicamente os aeradores (bicos removíveis) das torneiras, pois é comum o acúmulo de resíduos provenientes da própria tubulação.
– Limpe e verifique a regulagem do mecanismo de descarga periodicamente.
– Substitua periodicamente os vedantes das torneiras, misturadores e registros de pressão para garantir a boa vedação e evitar vazamentos.
– Verifique gaxetas, anéis o’ring e estanqueidade dos registros de gaveta, evitando vazamento.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
– Ao usar aparelhos elétricos de alta potência (secadores de cabelo, aquecedores de ambiente, etc.) verifique se a sua potência (quantidade de Watts) é compatível com a potência do projeto do respectivo circuito e se sua corrente elétrica (quantidade de Amperes) é compatível com a da tomada elétrica (corrente usual das tomadas são 10 Amperes). Caso contrário, deverão ser substituídos a fiação elétrica, o disjuntor do circuito e o tipo de tomada.
– Os disjuntores são acionados pela simples movimentação de suas alavancas.
– Em caso de sobrecarga momentânea, o disjuntor do circuito atingido se desligará automaticamente. Neste caso, bastará religá-lo e tudo voltará ao normal. Caso ele volte a desligar, é sinal de que há sobrecarga contínua ou que está ocorrendo um curto em algum aparelho ou no próprio circuito. Neste caso, é preciso solicitar os serviços de um profissional habilitado. Não aceite conselhos de leigos ou curiosos.
– Sempre que for fazer manutenção, limpeza, reaperto nas instalações elétricas ou mesmo uma simples troca de lâmpadas, desligue o disjuntor correspondente ao circuito ou, na dúvida, o disjuntor geral. Não tendo disjuntor geral no quadro de distribuição elétrica, desligue todos os disjuntores do quadro ou o disjuntor do alimentador de energia da sua unidade, situado no painel de medidores, quando há necessidade de desernegizar o barramento do quadro de distribuição.
– Em caso de necessidade de corte de energia, sobretudo havendo dúvida sobre o disjuntor específico, desligue o disjuntor geral ou o disjuntor do alimentador de energia da sua unidade.
– Ao usar aparelhos elétricos, verifique se o local escolhido para a sua colocação é provido de instalação elétrica adequada para o seu funcionamento nas condições especificadas pelos fabricantes.
– Utilize proteção individual (ex.: estabilizadores, filtros de linha, supressores de surto de tensão, etc.) para equipamentos mais sensíveis (como computadores, home-theater, central de telefone, etc.).
– As instalações de equipamentos, lustres ou similares deverão ser executadas por técnico habilitado, observando-se em especial o aterramento, tensão (voltagem), bitola e qualidade dos fios, isolamentos, tomadas e plugs a serem empregados.
– É sempre importante verificar se a carga do aparelho a ser instalado não sobrecarregará a capacidade de carga elétrica da tomada e a instalação. Nunca utilize benjamins (dispositivos com que se ligam vários aparelhos a uma só tomada) ou extensões com várias tomadas, pois elas provocam sobrecargas.
– Em caso de incêndio, desligue o disjuntor geral do quadro de distribuição ou o disjuntor do alimentador de energia da sua unidade.
– Quando o imóvel estiver desabitado, recomendamos desligar o disjuntor geral no quadro de distribuição ou o disjuntor do alimentador de energia da sua unidade.
– Só instalar lâmpadas compatíveis com a tensão do projeto.


INSTALAÇÕES DE GÁS

– Sempre que não houver utilização constante, ou em caso de ausência prolongada no imóvel, mantenha os registros e as torneiras fechados.
– Nunca teste ou procure vazamentos num equipamento, tubulação ou medidor de gás utilizando fósforos ou qualquer outro material inflamável. É recomendado o uso de espuma de sabão ou sabonete.
– Não utilize o local como depósito, principalmente não armazenar produtos combustíveis que poderão gerar risco de incêndio.
– Não pendure objetos nas instalações (tubulações) aparentes.
– Em caso de vazamentos de gás que não possam ser eliminados com o fechamento de um registro ou torneira, chame a companhia concessionária.
– Leia com atenção os manuais que acompanham os equipamentos de gás.
– Verifique o prazo de validade da mangueira de ligação da tubulação ao eletrodoméstico e trocar quando necessário.
– Para execução de qualquer serviço de manutenção ou instalação de equipamentos a gás, contrate empresas especializadas ou profissionais habilitados pela concessionária e utilize materiais (flexíveis, conexões, etc.) adequados.


ESTRUTURAS E PAREDES

– Não retire total ou parcialmente nenhum elemento estrutural, pois pode abalar a solidez e a segurança da edificação.
– Não fira os elementos da estrutura (lajes, vigas ou pilares), abrindo buracos, fendas, canaletas, mesmo que tais perfurações vão apenas até a armadura de aço, pois se deve manter intacta a camada de concreto de recobrimento das armaduras. A camada de recobrimento de concreto das armaduras é a porção de concreto da superfície externa dos elementos da estrutura até o aço. Com esta camada danificada, o concreto armado perde a sua resistência mecânica, pois a resistência do aço só é exercida, de acordo com o cálculo da estrutura de concreto armado.
– Não sobrecarregue as estruturas e paredes além dos limites normais de utilização previstos no projeto, pois esta sobrecarga pode gerar fissuras ou até comprometer os elementos estruturais e de vedação.
– Não retire total ou parcialmente nenhuma parede que tenha função estrutural, pois pode abalar a solidez e a segurança da edificação.
– Antes de perfurar as paredes, consulte os projetos e detalhamentos contidos no Manual do Proprietário e/ou Manual das Áreas Comuns, evitando deste modo a perfuração de tubulações de água, energia elétrica ou gás, nelas embutidas.
– Antes de perfurar paredes, certifique-se também de que o local escolhido não contém pilares e vigas.
– Para melhor fixação de peças ou acessórios, use apenas parafusos com buchas especiais.
– Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos períodos de inverno ou de chuva, pode ocorrer o surgimento de mofo nas paredes, decorrente de condensação de água por deficiente ventilação, principalmente em ambientes fechados (armários, atrás de cortinas e forros de banheiro).
– Combata o mofo com uso de detergente, formol ou água sanitária dissolvidos em água.
– Tanto as áreas internas (unidades privativas e áreas comuns) como a fachada da edificação devem ser pintadas a cada 3 (três) anos, evitando assim o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento e que eventuais fissuras possam causar infiltrações.
Impermeabilização
– Utilize “lavagem a seco” para o piso dos subsolos. As lavagens com mangueira devem ser evitadas. Caso seja utilizada, sempre puxe a água para o ralo.
– Evite plantas com raízes agressivas que possam danificar a impermeabilização ou obstruir os drenos de escoamento.
– Mantenha o nível de terra no mínimo a 10 cm abaixo da borda, para evitar infiltrações indesejáveis.
– Não permita a fixação de antenas, postes de iluminação ou outros equipamentos sobre lajes impermeabilizadas através da utilização de buchas, parafusos ou chumbadores.
– Para qualquer tipo de instalação de equipamento sobre superfície impermeabilizada, deve-se solicitar a presença de uma empresa


ESPECIALIZADA EM IMPERMEABILIZAÇÃO

– Mantenha os ralos sempre limpos nas áreas descobertas.
– Lave os reservatórios com produtos de limpeza e materiais adequados, mantendo a caixa vazia somente o tempo necessário para limpeza. Não utilize máquinas de alta pressão, produtos que contenham ácidos nem ferramentas como espátula, escova de aço ou qualquer tipo de material pontiagudo. É recomendável que esta lavagem seja feita por empresa especializada.
– Tome os devidos cuidados com o uso de ferramentas como picaretas, enxadões, etc. nos serviços de plantio e manutenção de jardins, de modo a evitar danos à camada de proteção mecânica existente.
– Não permita que se introduzam objetos de nenhuma espécie nas juntas de dilatação.
– Inspecione anualmente os rejuntamentos dos pisos, paredes, soleiras, ralos e peças sanitárias. Através das falhas nos mesmos, poderá ocorrer infiltração de água.
– Caso haja danos à impermeabilização, não execute os reparos com os materiais e sistemas diferentes do aplicado originalmente, pois a incompatibilidade pode comprometer o bom desempenho do sistema.
– No caso de defeitos de impermeabilização e de infiltração de água, não tente você mesmo resolver o problema.
– Inspecione anualmente a camada drenante do jardim, verificando se não há obstrução na tubulação e entupimento dos ralos.

1- Seguro vida para funcionários de condomínios e empresas administradoras de imóveis.
Foi desenvolvido pela MARÍTIMA SEGUROS para funcionários de Condomínios e Administradoras de Imóveis que estejam em plena atividade profissional e em boas condições de saúde. Sua contratação é obrigatória conforme acordo no dissídio coletiva da classe patronal. O custeio é inteiramente pago pelo empregador. Limites de idade para contratação de 14 a 70 anos incompletos.
Coberturas: Morte natural e Acidental
Invalidez por acidente
Auxílio Funeral

2- Seguro de bens residências contra incêndios
Criado para garantir segurança e tranquilidade, pois irá proteger o patrimônio de bens móveis, utensílios e instalações que guarnecem seu lar contra eventos imprevistos, que ao longo dos anos foi conquistado com muito sacrifício.
Garantias Oferecidas
– Incêndio: o seguro se destina a cobrir os danos materiais causados por incêndio e explosão de qualquer causa, exceto dolo, assim, como queda de aeronave, dentro dos locais segurados. Estão segurados os móveis, utensílios e instalações que guarnecem seu lar.
– Pagamento de aluguel: garante ao proprietário, inquilino e ocupante, o reembolso do aluguel enquanto o imóvel segurado sinistrado estiver em fase de reconstrução, por um período máximo de 06(seis) meses.

GARANTA A SEGURANÇA DE SEU PATRIMÔNIO COM UM PEQUENO INVESTIMENTO MENSAL

3- Seguro condomínio
Quem tem a responsabilidade de administrar um patrimônio que pertence a muitos, precisa de um seguro que propicie tranquilidade e segurança. Por este motivo a MARITIMA SEGUROS criou um seguro para atender a LEI 4.591 DE 1964 (ARTIGO 13) que define como responsabilidade do Síndico a contratação de seguros que garanta todos os condôminos.

4- Seguro imobiliário
O seguro imobiliário foi desenvolvido com o objetivo de devolver aos proprietários que locam imóveis, o seu bem nas mesmas condições que foram entregues, e ao inquilino o seu conteúdo. Para isto o contrato de locação exige um seguro. Foi pensando nisso que a MARITIMA SEGUROS criou um produto que oferece segurança e praticidade para atender o segmento de imobiliárias, que administram grande quantidade de imóveis.

5- Fiança Locatícia
O seguro Fiança Locatícia PORTO SEGURO ALUGUEL é o seguro que facilita a vida de proprietários de imóveis, imobiliárias e inquilinos, substituindo com vantagens o fiador. Além de garantir o pagamento de aluguéis e encargos vencidos e não pagos, ele cobre as despesas judiciais e oferece as vantagens:

Para o inquilino:
-fim do constrangimento pela procura de um fiador;
-descontos progressivos nas renovações;
-pagamento parcelado do custo do seguro.

Para o proprietário:
-Certeza do recebimento do aluguel e encargos, em caso de não pagamento pelo inquilino;
-possibilidade de Assistência Jurídica Gratuita;
-eliminação do risco de aceitação de fiadores ou inquilinos profissionais;
-coberturas opcionais de danos ao imóvel e multas contratuais.

Para a Imobiliária:
-análise de cadastro pela Porto Seguro;
-possibilidade de pagamento mensal;
-oferecimento de serviço diferenciado aos clientes pela garantia do recebimento dos aluguéis;
-possibilidade de redução de custos mediante utilização da Assistência Jurídica Gratuita.

– Empresas sem prestação de serviços: CPF e carteira de identidade dos sócios da empresa, contrato social (ou declaração de firma individual ou estatuto) e CNPJ (cadastro nacional da pessoa jurídica);
– Empresas com prestação de serviços: CPF e carteira de identidade dos sócios da empresa, contrato social (ou declaração de firma individual ou estatuto) e o CNPJ e a inscrição no ISSQN feita na Secretaria Municipal da Fazenda;
– Autônomo sem curso superior: CPF e carteira de identidade e inscrição no ISSQN, feita na Secretaria Municipal da Fazenda, dependendo do tipo de atividade (conforme Decreto Municipal 15416/2006)
– Autônomo com curso superior ou equiparados: CPF e carteira de identidade, e a inscrição no ISSQN feita na Secretaria Municipal da Fazenda e a carteira do respectivo conselho da categoria.
Pode baixar o Documento aqui!

Profissionais que não precisam de alvará
Os profissionais autônomos que desenvolvem suas atividades em locais não específicos (imóveis).
Exemplos: lavadeiras, faxineiras, jardineiros, etc.


  • Legislação e outros assuntos muito relevantes para a gestão do seu condomínio.

    SAIBA MAIS
  • Sindicato das Empresas de Compra Venda Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo.

    SAIBA MAIS
  • Tudo sobre gestão de condomínios.

    SAIBA MAIS
  • Os tabelionatos orientam negócios jurídicos, agilizando processos referentes ao Poder Judiciário.

    SAIBA MAIS
  • Imobiliária atua no mercado, com vendas, lançamentos, locações, administração e consultoria de imóveis residenciais, rurais, comerciais e industriais em Piracicaba e região.

    SAIBA MAIS